quinta-feira, 17 de março de 2011

Bacalhau à minhota

.Colaboração de Maria Tereza


Ingredientes:
*4 postas de bacalhau já dessalgado) - para dessalgar o bacalhau ,ponha de molho numa panela com água e quando ferver , retire a água. Faça isso uma 5 x até tirar o sal.
* 1 cebola em rodelas
* 2 dentes de alho
* Batatas cortadas em rodelas grossas
* colorau
* Azeite bastante

Modo de preparo:
Com um pano, enxugue muito bem as postas de bacalhau. Polvilhe-as com colorau e frite-as em azeite, previamente aquecido, sobre fogo moderado. Volte-as com uma escumadeira e deixe dourar, de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente.

No mesmo óleo frite as batatas (que devem ter sido cozidas, pois senão ficarão duras!), descascadas e cortadas em rodelas grossas. Escorra também sobre papel absorvente. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte-as em rodelas finas e leve ao lume com o azeite. Deixe cozer a cebola, até estar macia.

Coloque as postas de bacalhau e as batatas numa travessa e cubra com a cebolada. Enfeite com azeitonas. Bom apetite!!!

Mac & cheese

.Colaboração de Maria Tereza



Segue uma receitinha rápida e prática para aqueles dias de preguiça, cansada do trabalho e pouco tempo. Foi do site Panelinha!!

Ingredientes
100 g de macarrão (usei fettuccine , mas pode ser outros)
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 pitada de noz-moscada em pó
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Numa panela, coloque 2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo alto.

3. Enquanto a água ferve, prepare o molho. Num recipiente que vá ao forno, misture o creme de leite com 1 colher de queijo ralado e tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino.

4. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar metade do tempo indicado na embalagem. Esse é o segredinho para ele não ficar empapuçado.

5. Com cuidado, escorra a água e transfira o macarrão para o recipiente refratário com o molho. Misture bem e polvilhe com o queijo ralado restante.

6. Leve ao forno por 15 minutos. Retire com a ajuda de uma luva térmica. Prepare-se para devorar esta delícia!

Nhoque de Arroz

4 xícaras de chá de arroz cozido 50 gramas de queijo ralado 2 ovos 1/2 colher de chá de sal 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara...