terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DOCE SÍRIO DE MACARRÃO

.Colaboração de Sueli ( Sula )


1 Kg de macarrão “cabelo-de-anjo” (2 pacotes) – não serve do tipo “grano duro”
200 g de margarina em tablete
3 ovos inteiros
1 lata de leite condensado
1 ricota fresca
100 g de nozes picadas
Gotas de essência de baunilha (opcional)

CALDA:
3 copos grandes de açúcar
2 copos grandes de água
Caldo de 1 limão

Dourar 500g de macarrão picado em 100 g de margarina em uma panela grande, sempre mexendo, até se tornar em tom de café com leite não muito escuro. Despejar sobre o fundo de 2 pirex ou assadeiras grandes. Espalhar bem, sem deixar aparecer o fundo. Reservar.

Preparar o recheio, juntando a ricota amassada com garfo, os ovos inteiros, o leite condensado e as nozes picadas. Se quiser, colocar algumas gotas de essência de baunilha.
Espalhar sobre o macarrão que se encontra nos 2 pirex, com cuidado para que o macarrão não saia do fundo.

Preparar os 500g de macarrão restantes, com os 100g de margarina, como feito na primeira etapa e colocar sobre o recheio. Da mesma forma, espalhar bem, cobrindo todo o creme.

Levar ao forno (180°C) por cerca de 15 minutos.

Enquanto está no forno, preparar a calda com o açúcar e a água, deixando ferver até que termine o tempo do doce assar (quase ponto de fio). Desligar o fogo e espremer o limão.
Retirar o doce do forno, cortar em quadrados pequenos, com cuidado espalhar a calda pelos 2 pirex e voltar ao forno por mais 5 minutos.

Nhoque de Arroz

4 xícaras de chá de arroz cozido 50 gramas de queijo ralado 2 ovos 1/2 colher de chá de sal 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara...